Archive for maio 1st, 2007
FME no Alto Tiête
A idéia da realização do Fórum Mundial de Educação do Alto Tietê (FMEAT) nasceu da sensibilidade e percepção de educadores da rede pública regional, que já vinham participando de outros Fóruns desde São Paulo em 2004.
Esses educadores motivados também por um movimento em prol da Educação, que já estava acontecendo na Região, propuseram e justificaram para Conselho Internacional do FME a importância da realização do Fórum, novamente, no estado de São Paulo, e mais precisamente nesta Região constituída por esses onze municípios (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano).
Será então um Fórum Temático, Educação: Protagonismo na Diversidade, a ser realizado...
Read More
2. Protagonismo: responsabilidade social na educação contemporânea
Ementa
É dever do Estado garantir o direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade a todos e todas. Historicamente, as políticas públicas em educação implementadas por diferentes governos, provocam lacunas que não permitem a garantia desse direito. Tal processo intensifica-se com o pensamento neoliberal, que defende um estado mínimo, com conseqüências imediatas, a saber: um crescente processo de privatização e mercantilização da educação, bem como a convocação da sociedade civil para assumir essa responsabilidade, ou seja, a idéia de direito está negada.
Nesse contexto tornam-se imprescindíveis os movimentos que se contrapõem a esta lógica. O fortalecimento de ações para a garantia do direito à educação, maior responsabilidade social, seja do...
Read More
4. Políticas públicas em educação: efetivando e concretizado direitos?
Ementa
A educação é um direito fundamental, universal e inalienável. É dever do Estado implementar políticas públicas capazes de garantir sua qualidade social, bem como o acesso e permanência de todos e de todas; construir espaços de participação direta, indireta e representativa, nos quais a sociedade civil possa atuar efetivamente na definição, gestão, execução e avaliação de políticas públicas educacionais. É necessário que os governos garantam prioridade de recursos financeiros para a educação pública, pois o compromisso com a qualidade é também compromisso financeiro com a educação.
É tarefa de todos que acreditam no direito à educação exigir que o Estado efetive políticas públicas para a educação de qualidade, concebendo-a não como simples...
Read More
3. Prática em educação: os cenários da diversidade
Ementa
Quando definimos a escola como espaço social e consideramos que os alunos encontram-se em processos de construção de identidades pessoais e sociais, temos que pensar em práticas articuladas com a sociedade, que favoreçam a interação e transformação da mesma.
Objetivando a formação integral do ser humano e sua inserção social, busca-se nos vários cenários da diversidade a aprendizagem significativa e valorização dos saberes adquiridos e a aplicação dos mesmos a todos, em igualdade de oportunidades, estendidas ao longo da vida.
Concebendo a prática educativa em suas várias formas de concretização, este eixo, pretende garantir espaço e oportunidade aos segmentos que desenvolvem a educação formal, não formal e informal, levando em conta as diferenças de...
Read More