Forum mundial de educação: por que são paulo?

Moacir Gadotti

São Paulo celebrará seus 450 anos com um grande Fórum Mundial de Educação Temático de 1 a 4 de abril de 2004. São esperados mais de 60 mil participantes. Por que São Paulo?
A cidade de São Paulo candidatou-se para realizar um Fórum Mundial de Educação na abertura da segunda edição do FME, em Porto Alegre, em janeiro de 2003. A iniciativa foi aplaudida por mais de 20 mil participantes do Fórum que estavam no Gigantinho.
São Paulo tem hoje um governo democrático de “reconstrução”, cujo principal objetivo, no campo educacional, é assumir a qualidade social da educação. As principais diretrizes da Secretaria Municipal de Educação – democratização do acesso e garantia da permanência, democratização da gestão e qualidade da educação – visam a desenvolver ações educativas e reflexivas que contribuam para a auto-organização e emancipação do cidadão, para a preservação do meio-ambiente, superação das desigualdades, por uma vida mais saudável. Dessa forma, São Paulo vai concretizando os princípios da Educação Cidadã, inclusiva, e da Cidade Educadora, tema geral do FME-SP.
Visando à construção de uma escola que forma para e pela cidadania, o Município de São Paulo desenvolveu vários projetos originais. Entre eles, o Orçamento Participativo Criança e os Centros Educacionais Unificados, os CEUS. O objetivo dos CEUS é contribuir com uma formação rica em termos de recursos educativos e culturais, esportivos, de lazer, que esteja integrada com a realidade da comunidade e direcionada para a família e para a comunidade.
A realização do FME-SP, como parte das comemorações dos 450 anos desta cidade, tem um simbolismo especial. Nascida como um colégio – o Colégio São Paulo – no contexto da colonização jesuíta, São Paulo assume, hoje, seu compromisso com a construção da “Educação Cidadã para uma Cidade Educadora”. Uma cidade pode ser considerada educadora quando os seus diferentes espaços, potencialmente educativos, são intencionalmente transformados em educadores, viabilizando a participação e a inclusão dos seus cidadãos e de suas cidadãs nesse movimento de mudança.
Centro econômico da América do Sul e capital do mais rico e dinâmico estado brasileiro, São Paulo é a terceira maior cidade do mundo e o principal portão de entrada de visitantes estrangeiros no país e na América do Sul. São Paulo oferece grande variedade de atrativos a seus visitantes. Conta com 232 salas de cinema, 92 teatros, 11 centros culturais e 70 museus. Entre estes últimos destacam-se o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu de Arte Sacra e a Pinacoteca do Estado.
O Parque do Anhembi, que sediará o Fórum, está localizado na Marginal do Rio Tietê, Zona Norte da Cidade de São Paulo. Sua localização é bastante privilegiada pelo acesso às principais rodovias municipais e interestaduais que servem como porta de entrada para a cidade. Também está próximo da Rodovia Tietê, da linha de Metrô Norte e Sul e é servido por inúmeras linhas de ônibus que ligam o bairro ao centro da cidade. Outras instituições parceiras da região, como o Clube da Portuguesa, Campo de Marte e a Universidade Santana cederam seus espaços para acolher as várias atividades da programação do FME-SP que inclui 10 conferências temáticas, 20 painéis de aprofundamento e um grande número de atividades autogestionadas, entre elas o Fórum Mundial da Educação Criança, a Conferência Municipal das Mulheres, o Festival Mundial da Juventude e a Feira Mundial de Educação, com um grande número de expositores de serviços e produtos educacionais.
Testemunhos, marchas e caminhadas farão parte do FME-SP como parte da luta pelo direito universal à educação frente à mercantilização do ensino promovida por órgãos intergovernamentais como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio.

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