Ementa
Quando definimos a escola como espaço social e consideramos que os alunos encontram-se em processos de construção de identidades pessoais e sociais, temos que pensar em práticas articuladas com a sociedade, que favoreçam a interação e transformação da mesma.
Objetivando a formação integral do ser humano e sua inserção social, busca-se nos vários cenários da diversidade a aprendizagem significativa e valorização dos saberes adquiridos e a aplicação dos mesmos a todos, em igualdade de oportunidades, estendidas ao longo da vida.
Concebendo a prática educativa em suas várias formas de concretização, este eixo, pretende garantir espaço e oportunidade aos segmentos que desenvolvem a educação formal, não formal e informal, levando em conta as diferenças de concepção, crenças e culturas nas quais estão inseridas, discutindo diretrizes e princípios que contribuam às práticas já existentes.
Sub-eixos
Práticas educativas numa visão de educação não-formal e informal
Programa de formação de gestores da educação
Programa de formação continuada de professores e saberes necessários à prática educativa
Currículo: por uma prática além dos conteúdos
Ensino contextualizado e aprendizagem significativa
Projetos educacionais na prática pedagógica
Avaliação: Reflexão e Ação
Inclusão digital e o trabalho do professor
Influência das mídias na educação
Relação professor-aluno no processo educativo
Viver valores na escola, lições para toda a vida
Escola e Família: parceiros no processo educativo
Educar para a formação de leitores
Educação e a Arte
Educação e o Esporte
Educação e a Diversidade étnico-racial
Educação e a Sexualidade
Educação Infantil: primeira etapa da Educação Básica
O cuidar e o educar na Educação Infantil
A importância de brincar na primeira infância
Ensino Fundamental de nove anos: Currículo, Metodologia e Avaliação
Alfabetização e Letramento
Educação de Jovens e Adultos e suas especificidades
Práticas educativas na perspectiva da educação popular
Competências e Habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio
Inclusão e Acessibilidade Curricular
O papel do Ensino Superior na articulação da teoria e da prática profissional