3. Prática em educação: os cenários da diversidade

Ementa

Quando definimos a escola como espaço social e consideramos que os alunos encontram-se em processos de construção de identidades pessoais e sociais, temos que pensar em práticas articuladas com a sociedade, que favoreçam a interação e transformação da mesma.
Objetivando a formação integral do ser humano e sua inserção social, busca-se nos vários cenários da diversidade a aprendizagem significativa e valorização dos saberes adquiridos e a aplicação dos mesmos a todos, em igualdade de oportunidades, estendidas ao longo da vida.

Concebendo a prática educativa em suas várias formas de concretização, este eixo, pretende garantir espaço e oportunidade aos segmentos que desenvolvem a educação formal, não formal e informal, levando em conta as diferenças de concepção, crenças e culturas nas quais estão inseridas, discutindo diretrizes e princípios que contribuam às práticas já existentes.

Sub-eixos

Práticas educativas numa visão de educação não-formal e informal

Programa de formação de gestores da educação

Programa de formação continuada de professores e saberes necessários à prática educativa

Currículo: por uma prática além dos conteúdos

Ensino contextualizado e aprendizagem significativa

Projetos educacionais na prática pedagógica

Avaliação: Reflexão e Ação

Inclusão digital e o trabalho do professor

Influência das mídias na educação

Relação professor-aluno no processo educativo

Viver valores na escola, lições para toda a vida

Escola e Família: parceiros no processo educativo

Educar para a formação de leitores

Educação e a Arte

Educação e o Esporte

Educação e a Diversidade étnico-racial

Educação e a Sexualidade

Educação Infantil: primeira etapa da Educação Básica

O cuidar e o educar na Educação Infantil

A importância de brincar na primeira infância

Ensino Fundamental de nove anos: Currículo, Metodologia e Avaliação

Alfabetização e Letramento

Educação de Jovens e Adultos e suas especificidades

Práticas educativas na perspectiva da educação popular

Competências e Habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio

Inclusão e Acessibilidade Curricular

O papel do Ensino Superior na articulação da teoria e da prática profissional

Leave a Reply