Coordena as principais atividades e programas dos diferentes fóruns regionais e mundiais. É uma instância permanente do FME, composto por entidades internacionais vinculadas à educação. Sua função é estabelecer relações internacionais com o fim de promover uma articulação mundial de países e entidades.
Secretaria Executiva (SE) Articula e mantém vivo o debate entre as/os integrantes do CI e dos Comitês Organizadores dos diferentes fóruns.
Está composta atualmente:
- Sindicato de Trabajadoras y Trabajadores de Educación – Intersindical – STEs-i (Estado Español) (Coordinación)
- Consejo de Educación de Adultos de América Latina – CEAAL
- Consulenti Orientatori Formatori in Rete- COFIR (Italia)
- Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO)
- Federació de Moviments de Renovació Pedagògica del País Valencià – FMRPPV (Estado Español)
- Instituto Paulo Freire- IPF (Brasil)
- Viva la Ciudadanía (Colombia)
Comitê Organizador Tem caráter temporário. É responsável pela estruturação dos eventos e integrado por entidades locais, nacionais e regionais en articulação con o CI.
INTEGRANTES DO CONSELHO INTERNACIONAL DO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO (não atualizado)
- Arizona State University (USA)
- Associação de Educadores Latino Americanos e Caribenhos – AELAC (Brasil/Uruguai)
- Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED (Brasil)
- Associazione professionale di insegnanti, formatori, orientatori in rete – COFIR (Itália)
- ATTAC (França)
- Campaña Colombiana por el Derecho a la Educación (Colômbia)
- Campaña Latinoamericana por el Derechoa a la Educación (CLADE)
- Colegiado de Profesores (Chile)
- Confederação de Educadores Americanos – CEA (Uruguai/Brasil)
- Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE (Brasil)
- Confederação Nacional dos Trabalhadores em estabelecimentos de Ensino – CONTEE (Brasil)
- Confederación de Sindicatos de Trabajadoras e Trabajadores de la Enseñanza – STES – Intersindical (Estado Español)
- Confederación Española de Madres y Padres de Alumnos (CEAPA)
- Confederación de Trabajadores de la Educación de la Republica Argentina – CTERA (Argentina)
- Conselho Latino Americano de Ciências Sociais – CLACSO (Argentina)
- Corporacion para el Desarollo Comunitário y la Integración Social (Colômbia)
- Corporación Viva la Ciudadania (Colombia)
- Federação Nacional de Professores (Portugal)
- Federación Colombiana de Educadores – FECOD (Colômbia)
- Federació de Moviments de Renovació Pedagògica del País Valencià FMRPPV (Estado Español)
- Federación Nacional de Profesores de Enseñanza Secundaria del Uruguay / PIT – CNT (Uruguai)
- Foro Social Córdoba / Foro de Educación Córdoba (Argentina)
- Foro Latinoamericano de Políticas Educativas (FLAPE)
- Foros de Opinión (Argentina)
- Fundación Cultura de Paz – Seminário Galego de Educación para Paz (Espanha)
- Fundación SES – Sustentabilidad, Educación y Solidariedad (Argentina)
- Instituto Paulo Freire (Brasil)
- Instituto Regionale Ricerca Educativa Piemonte / Peacewaves
- Internacional da Educação (Belgica/Índia/ África do Sul/Brasil)
- International Council for Adult Education
- IWEP (Guiné Bissau)
- La Comunidad para el Desarrolo Humano (Argentina)
- Laboratorio de Políticas Públicas da UERJ (Brasil)
- L’institut de Recherche Historiques, Económiques, Sociales et Culturales – IRHESC (França)
- Movimento Paulo Freire (Brasil)
- Observatório da Dívida da Globalização (Espanha)
- Organización Continental Latinoamericana y Caribeña de Estudiantes – OCLAE (Cuba)
- Red Social Para La Educación Pública En Las Américas – Red SEPA (Canadá)
- Réseau ouest et Centre African de Recherche em Éducation (Camarões)
- Secretaria Continental Educação (Canadá)
- Sindicato dos Professores da Zona Sul (Portugal)
- Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional – SINASEFE (Brasil)
- Sociedade Venezolana de Educación Comparada – SVEC (Venezuela)
- The South African Democratic Teachers’ Union – SADTU (África do Sul)
- Transformative Lerning Centre (Canadá)
- Universidad de la Frontera (Chile)
- Universidade da Califórnia em Los Angeles (USA)
- Universidade de Glasgow – Depto de Educação de Adultos (Escócia)
- Universidade de Lisboa (Portugal)
- Universität Siegen (Alemanha)